No último texto sobre inteligência emocional abordei a questão do autoconhecimento como peça essencial para o equilíbrio emocional. Neste texto agora você irá compreender que o controle de suas emoções é outra peça chave para montar o quebra-cabeças de uma conduta pacífica, amorosa e prestativa o que nos levará a sermos exemplos para a sociedade, mesmo possuindo defeitos afinal somos humanos, é humanamente possível viver com uma conduta exemplar sabendo sempre como realçar as nossas qualidades em todos os momentos.
O controle emocional é essencial para uma carreira de sucesso e para a harmonia da família. Você já refletiu sobre o seu comportamento emocional com o seu chefe por exemplo? Se ele criticar um relatório que você teve muito trabalho para fazer como você reage? Você simplesmente abaixa a cabeça com medo ou abre a boca para defender o que foi feito? E em casa com sua família? É o seu cônjuge que decide sobre todas as coisas e você confia plenamente nele ou nela ou você é participativo, adorando participar e julga sempre que sua participação é conveniente? Qual o seu comportamento?
O controle emocional está ligado á maneira com que externamos o sentimento que sentimos nas relações com o outro. Ele começa em nossos pensamentos. A intensidade que um sentimento provoca em nós está totalmente ligada á maneira que a mente responde ás situações apresentadas. A resposta emocional será mais ou menos intensa de acordo com a nossa capacidade de lidar com os nossos pensamentos.
Você reage de forma excessiva perante a um acontecimento triste? Já notou que seus pensamentos estão cheios de conceitos que você aprendeu e crenças limitantes as quais você acredita e é o que o impossibilita de ter uma resposta emocional adequada?
Cultivar bons pensamentos é o passo que você tem que dar em direção ao equilíbrio emocional. Ao cultivar maneiras de entender você, ganharás autoconhecimento e entenderás o mundo. A maneira de entender o mundo tem tudo a ver com como você entende você .O mundo é um reflexo de como somos ou estamos. A lei da atração no revela que atraímos situações para o nosso cotidiano que vibrem com os nossos estados emocionais. Então porque não começar polindo sua mente? Comece questionando tudo que você acredita mais não está satisfeito porque não tem conhecimento ou não ressoa com o seu coração e nem com uma conduta que seria a mais adequada. Com o tempo sua mente cultivará a paz e não ficará excessivamente com medo pois você terá permitido uma abertura na sua consciência. O permitir-se, sempre é o melhor caminho. Permita- se conhecer a você mesmo e todo o resto ficará a um estalar de dedos. Permita-se viver da maneira que você desejar e a abundância será cultivada em seu pensamento, lhe proporcionando sucesso. O permitir é essencial, porém ele precisa estar lado a lado com a ideia de responsabilidade e amor.
Quando você compreende que é responsável por tudo aquilo que gera e é capaz de gerar você compreende que está na vida para cumprir metas e objetivos e que o sucesso depende do empenho e dedicação que você coloca em suas atitudes, ou seja, do amor que você coloca em tudo que como consequência tende a se expandir em todas as suas conclusões.
Pense antes de agir e pense da maneira correta para provocar a resolução da situação e não o aumento de sua aflição. Lembre-se o mesmo “eu” que está com medo é o mesmo “eu” que tomará a decisão então se preocupe em se acalmar para poder se posicionar porque ao dar oportunidade á mente de estar menos densa de pensamentos, novos pensamentos e ideias irão ocorrer para a efetiva resolução. Sempre procure utilizar a sua imaginação para tentar solucionar o problema assim estarás se auto corrigindo, porém não vaguei demais pois nem tudo está sob o nosso controle, mas lembre-se estar no controle de suas emoção é a primeira coisa que você necessita fazer para ser capaz de tomar uma decisão satisfatória para qualquer problema com que você tenha que lidar.
No próximo texto falaremos sobre como você pode se automotivar e mudar toda a sua vida desta maneira. Até a próxima!
Denise Castelo

Siga e Curta a Página