Coração Galáctico

Há muitas coisas que você pode fazer em casa para ajudar a reduzir seu impacto sobre o ambiente que lhe rodeia.

  • Desligue as luzes quando você não precisa delas. Quando as lâmpadas se queimarem substitua-as com lâmpadas de maior eficiência de energia.
  • Não desperdice água.
  • Recicle o lixo
  • Encoraje seus pais a usar carros menos poluentes.
  • Não deixe seus animais de estimação fugirem quando você não os quer mais. Antes de comprar um animal de estimação esteja certo que você está pronto para cuidar dele. Ter um animal de estimação é uma grande responsabilidade.

Coisas que você pode fazer para salvar as florestas tropicais:

  • Não compre produtos feitos a partir de pele de animais selvagens.
  • Não compre animais de estimação exóticos (ou seja, animais que não são nativos de sua região) que foram pegos na natureza. Você pode perguntar nas lojas de animais de estimação se os animais vieram da natureza ou se são animais caseiros.
  • Compre apenas papel reciclado
  • Não compre produtos de madeira da Indonésia, Malásia, Brasil ou África, ao menos você saiba a procedência deles, ou seja, se eles são produtos “amigos da natureza”. Uma boa maneira de saber se a madeira é de boa procedência é ver se ela tem uma “etiqueta de certificação”. Um exemplo de uma etiqueta de certificação é o “certificado do FSC”, o que significa que a madeira vem de florestas manejadas de forma sustentável.
  • Aprenda mais sobre as florestas tropicais e as plantas e animais que vivem nelas. Diga aos seus amigos e pais por que as florestas tropicais são importantes.
  • Preserve as árvores. Não realize podas ilegais e nunca desmate uma área. É importante também não colocar fogo em propriedades, pois isso pode atingir matas preservadas.
  • Cuide bem dos cursos de água. Nunca coloque lixo em rios, lagos e outros ambientes aquáticos e, principalmente, preserve a mata em volta desses locais. Essa mata protege contra erosão e assoreamento.
  • Não pesque em épocas de reprodução e obedeça às regras que indicam a quantidade de pescado permitida. Também é importante não realizar a caça ilegal.
  • Nunca compre animais silvestres sem registro. Ao comprar animais ilegais, você está construindo para o tráfico de animais, um problema mundial que afeta a biodiversidade de uma região, podendo até mesmo levar espécies à extinção.
  • Cuide bem do seu lixo. Nunca jogue lixo no chão, importando-se sempre com o destino adequado dele. Separar o lixo reciclável é importante para diminuir a quantidade de lixo nas grandes cidades.
  • Evite o uso de produtos descartáveis e sacolas plásticas. O uso desses produtos, apesar de bastante prático, contribui para o aumento da produção de lixo. No que diz respeito ao uso de sacolas plásticas, ao fazer compras, leve sua própria bolsa de pano ou lona para evitar desperdícios.

BOICOTE PRODUTOS QUE AGRIDEM OS ANIMAIS

Já são conhecidos os casos de empresas que fazem teste de cosméticos em animais. Ou até mesmo lojas que utilizam couro e pele de animais silvestres. Algumas espécies correm risco de extinção ou são vítimas de crueldade. Compre consciente de marcas que utilizam materiais sustentáveis e não façam testes com animais.

Comprar menos e consertar mais

Outra forma de ajudar a preservar o meio ambiente é evitar fazer compras desnecessárias, especialmente de produtos eletrônicos. Os itens que não são mais úteis para o uso ou que são considerados ultrapassados, se forem descartados, aumentam ainda mais o lixo produzido. Além do plástico, substâncias químicas e tóxicas presentes nesses produtos podem prejudicar o meio ambiente.

Quanto mais se compra, mais lixo é produzido e mais as empresas e indústrias produzem. Assim, o consumo exagerado é responsável não só pelo aumento do volume de lixo no planeta, mas também pelo aumento da poluição que é produzida e liberada pelas fábricas.

Para evitar o despejo de mais lixo no meio ambiente uma dica importante é: antes de comprar um produto, verificar se existe a possibilidade de consertar o item que já possui.

Para saber mais sobre o consumo e a vida útil de produtos, leia o artigo: Obsolescência programada.

EVITE O PLÁSTICO A TODO CUSTO

O plástico nunca vai embora. Atualmente, bilhões de quilos de plástico podem ser encontrados no planeta, o que corresponde a um total de 40% da superfície do mar. O impacto ambiental do material é um dos mais nocivos do mundo. Já que ele ainda causa a morte de diversos seres marinhos, como tartarugas, aves, e mamíferos que ingerem o plástico que boia no oceano. Você pode evitar o plástico em atitudes muito simples: usando ecobags quando for ao supermercado, ter cuidado com a quantidade de garrafas plásticas que você compra e até reutiliza-las sempre que possível.

Produtos orgânicos e agricultura familiar

Consumir os alimentos em sua forma mais natural é uma maneira de respeitar e preservar o meio ambiente

Como já mencionamos anteriormente, tanto a alimentação quando o comportamento de consumo podem ser altamente prejudiciais ao meio ambiente. Uma forma de contribuir para a preservação do planeta é repensar sua relação com o alimento, avaliando o cenário como um todo. 

O produto que você está comprando é de produtores responsáveis e conscientes? Quais foram as etapas de produção? Foram utilizados agrotóxicos e outros produtos prejudiciais ao meio ambiente?

Ainda que você possa estar pagando um pouco mais caro pelo produto, ao consumir alimentos em sua forma mais natural possível é ter a certeza de estar fazendo a sua parte para cuidar da natureza. Além, é claro, de ser a melhor forma de manter a sua saúde em dia.

  • Dê preferência por alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos
  • Compre de pequenos produtores da sua região
  • Construa seu cardápio com base nos alimentos típicos de sua região
  • Tenha uma horta em casa. Mesmo quem mora em apartamento pode plantar temperos, frutas e salada em uma quantidade suficiente para o seu próprio consumo
  • Utilize os restos de alimentos como adubo para sua horta ou plantas

Transporte coletivo, compartilhado ou ecológico

Atualmente existem empresas que oferecem serviços de carona ou transporte privado, auxiliando na mobilidade urbana e na redução de emissão de gases. 

Mas, ainda que você opte por andar em seu próprio veículo, algumas mudanças podem ser efetuadas no seu dia a dia para contribuir:

  • Ofereça carona aos seus colegas de trabalho, ou façam rodízio de motorista: cada dia o grupo vai com o carro de um, auxiliando o meio ambiente e desafogando o trânsito das ruas;
  • Opte por outros meios de transporte quando possível, como bicicleta ou caminhadas
  • Escolha veículos com menos emissão de gases ou, se puder, opte pelas versões mais modernas no quesito ecológico, como os carros elétricos 

Ensine seus filhos a cuidar do meio ambiente

É durante o desenvolvimento infantil que as crianças acumulam valores e ideais que vão nortear toda a sua vida. Por isso, é nesse momento que os pais devem começar a compartilhar com os seus filhos a importância de cuidar do meio ambiente, sendo exemplos de ações de preservação e respeito com o nosso planeta.

  • Seja o exemplo do seu filho: lembre-se que as crianças aprendem muito mais com o que você faz, do que com o que você fala
  • Ensine de onde vem a água e como é ruim para o planeta quando a desperdiçamos 
  • Mostre que toda comida que sobra acaba virando lixo, e conte que os aterros são áreas de grande contaminação. Assim, você resolve dois problemas com um ensinamento só: preserva o meio ambiente e incentiva a criança a comer tudo
  • Crie momentos do desapego, para que a criança selecione roupas e brinquedos para doação. Você ensina a forma certa de descartar esses itens: fazendo outra criança feliz
  • Ensine sobre consumo. A criança não precisa (nem deve) ter tudo o que ela quiser, mas somente o que lhe é necessário

Por último:

Vá fazendo a transição para uma alimentação vegetariana, ir deixando de consumir carne animal, leite e derivados, o ser humano não precisa da carne para sobreviver, isto é baseado em dados científicos, informe-se. O respeito máximo á vida, seja ela na forma em que se encontrar, é um dos atributos necessários para ter o direito de continuar encarnando no Planeta Terra, que será um planeta de regeneração.

Namastê.

Fontes:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/10-dicas-importantes-para-preservar-meio-ambiente.htm

https://escolakids.uol.com.br/ciencias/10-maneiras-preservar-meio-ambiente.htm

https://world.mongabay.com/brazilian/610.html

https://www.unimed.coop.br/viver-bem/saude-em-pauta/o-que-voce-pode-fazer-para-preservar-o-meio-ambiente-

https://www.significados.com.br/formas-preservar-meio-ambiente/

Siga e Curta a Página